Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

O governo justificou o veto devido aos impactos econômicos da pandemia

Published on 17/09/2021 - 15:12 By Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Segundo o governo federal, o PL foi vetado para cumprir as normas orçamentárias e financeiras vigentes. O projeto de lei estabelecia medidas de suporte à agricultura familiar até o fim de 2022, como prorrogação, descontos, renegociação de dívidas de operação de crédito rural e, também, flexibilização na concessão de crédito.

Durante a live semanal, nas redes sociais, o Presidente Jair Bolsonaro disse, nessa quinta, que vetou o PL de autoria do deputado Pedro Uczai, para cumprir a lei.

Por norma, o veto presidencial volta para o congresso. Por lá, os parlamentares decidem se mantêm ou derrubam a decisão do presidente, que já antecipou recorrer, caso o veto seja derrubado.

Estava previsto, também, o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural, com a transferência de R$ 2,500, diretamente para a unidade familiar, além da criação do Programa de Atendimento Emergencial à Agricultura Familiar, que deveria ser executado até dezembro do ano que vem.

A secretaria Geral da Presidência explicou que o veto foi orientado pelos ministérios da Economia e da Agricultura e foi determinado para que as propostas não sobreponham às ações já existentes, como os programas “Alimenta Brasil” e de “Fomento às Atividades Produtivas”.

Edition: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Sports

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo