SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

Published in 24/09/2021 - 11:01 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Peso do custo do transporte na renda das pessoas, informações de vias exclusivas para ônibus, ciclovias e ciclofaixas, taxa de acidentes e multas de trânsito, obras de infraestrutura... essas e outras informações agora podem ser acessadas no SIMU, Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana.

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Nesta primeira versão da ferramenta, com informações até 2018, os usuários podem navegar por dados nacionais e municipais e por temas, como infraestrutura, política tarifária e serviços em mobilidade urbana.

Para se ter uma ideia, em 2018, o país arrecadou R$ 97 bilhões em multas. Mais de 1500 obras de mobilidade foram concluídas e quase 400 foram paralisadas naquele ano.

A gerente de tecnologia e inovação do sistema lançado hoje, Rebecca Salles, falou de outros exemplos de buscas que podem ser comparadas ao longo dos anos.

O sistema busca subsidiar gestores na tomada de decisão, auxiliar pesquisas acadêmicas e dar transparência às informações do governo federal sobre o tema.

Para saber mais, basta acessar o endereço simu.mdr.gov.br.

Edition: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
General

Entrevista é Nacional: brasileiros criam curativo feito com açafrão

A Embrapa desenvolveu um curativo feito a partir do açafrão. O produto tem efeito bactericida, antioxidante e anti-inflamatório, acelerando o processo de cicatrização de feridas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Começa Semana Lixo Zero para incentivar práticas sustentáveis no país

A mobilização quer incentivar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis como usar sacolas ecológicas, reaproveitar materiais recicláveis e também usar a composteira - uma estrutura onde se coloca material orgânico para ser transformado em adubo.

Baixar arquivo
Economy

PF procura integrantes de quadrilha especializada em golpes no Rio

Segundo as investigações, os participantes do esquema criminoso, integrantes de uma mesma família, agiam a partir da abertura de contas correntes na Caixa, com documentos falsos, o que permitia o recebimento de benefícios previdenciários por meio das fraudes.

Baixar arquivo
Politics

Operação prende vereador de Duque de Caxias por agiotagem e extorsão

Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu o vereador de Duque de Caxias Carlinhos da Barreira, e dois PMs, todos acusados de agiotagem e extorsão.

Baixar arquivo
General

Acidente de ônibus no Ceará deixa quatro mortos

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas são do Maranhão e haviam fretado o ônibus com destino a Fortaleza para participarem do concurso da Fundação Regional de Saúde, realizado na capital neste fim de semana.   

Baixar arquivo
Education

Há sete anos, Igreja Católica canonizou papa João Paulo II

Sobrevivente do nazismo, João Paulo II levou para o papado sua experiência de vida, plantando na Igreja o debate sobre os direitos humanos e a liberdade religiosa.

Baixar arquivo