Crimes de estupro voltaram a crescer no estado de São Paulo

Published on 28/09/2021 - 21:57 By Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os crimes de estupro voltaram a crescer no estado de São Paulo. Os registros do crime, que tinham caído no início da pandemia da Covid-19, cresceram 13% no interior do estado em 2021 e 19,5% nos municípios da região metropolitana da capital paulista.

A análise é do Instituto Sou da Paz, feita a partir de dados compilados da Secretaria de Segurança Pública do estado e das Corregedorias das Polícias Civil e Militar do Estado.

Para Cristina Neme, coordenadora de Projetos do Instituto Sou da Paz, o crescimento ainda é impacto da pandemia do coronavírus, que deixou  mais invisível um crime que normalmente já é muito subnotificado e que agora começa a aparecer.

O mais grave é que as pessoas vulneráveis são as maiores vítimas. Dos 4.441 estupros registrados no primeiro semestres desse ano, 77%, praticamente oito a cada dez, foram em pessoas que não conseguiam oferecer resistência à violência, seja por motivos como embriaguez, deficiência física, mas principalmente, por serem crianças.

Nessa população os casos de estupros cresceram 17,5% comparado com o primeiro semestre do ano passado. O homicídio de mulheres, incluindo os feminicídios, também cresceu, mas o aumento foi bem menor: 2,6% em todo o estado.

O que diminuiu também foi a violência policial. Os policiais foram responsáveis por 351 mortes no primeiro semestre de 2021. 34% a menos que as mortes registradas no mesmo período no ano passado. 

O número de policiais assassinados caiu 61%. Nos primeiros seis meses do ano, 11 policiais foram mortos. No ano passando foram 28.

Edition: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justice

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo