Pandemia afetou turismo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Published in 06/10/2021 - 10:23 By Vitor Abdala - Enviado especial da EBC - Dubai

Um dos principais destinos turísticos do Oriente Médio, Dubai foi fortemente afetada pela pandemia de covid-19. Em março de 2020, para evitar a disseminação do vírus, fechou suas fronteiras. Somente em julho, quatro meses depois, a maior cidade dos Emirados Árabes começou a receber viajantes internacionais.

O impacto disso no setor de turismo foi enorme. Para se ter uma ideia, no fim de 2020, foi registrada uma queda de 67% no número de visitantes. Se em 2019 eles foram mais de 16 milhões, no ano passado, o total de turistas ficou em cinco milhões e meio.

Entre eles, claro, os brasileiros, que ficaram novamente impedidos de entrar em Dubai em fevereiro deste ano, por conta do aumento de casos no Brasil. Isso gerou uma situação curiosa, os turistas poderiam voar até Dubai, mas não poderiam sair do aeroporto.

A brasileira Natalia Arreguy, que trabalha como guia turística no emirado desde 2007, conta que foi um período difícil para ela e os colegas de trabalho. Em junho deste ano, Dubai resolveu suspender a medida e voltou a autorizar a entrada de turistas vindo do Brasil.

E, com a Expo Dubai 2020, uma feira internacional que começou no dia 1º de outubro e que apresentará pavilhões com a cultura de mais de 190 países até março de 2022, é promessa de que ainda mais brasileiros procurarão o destino árabe nos próximos meses.

Edition: Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Education

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economy

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justice

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
General

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economy

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo