Senado aprova prorrogação de benefícios fiscais a setores do comércio

Published on 06/10/2021 - 22:09 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (06) a prorrogação, por mais 15 anos, de benefícios fiscais concedidos por estados para setores do comércio. O projeto já havia passado pela Câmara e agora vai à sanção presidencial.

A proposta prevê a prorrogação até 2032 de benefícios no Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS para os setores de comércio atacadista e empresas que desenvolvem atividades portuárias e aeroportuárias.

De acordo com o texto aprovado pelos senadores, podem ser beneficiados ainda comerciantes e transportadores interestaduais de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura, como feijão e trigo.

O projeto também prevê que a partir de 2029 os benefício serão reduzidos aos poucos, em 20% ao ano. Ficam de fora desta redução escalonada o segmento de vendas de produtos agropecuários in natura, que poderão ter os incentivos retirados integralmente, de uma só vez, no final de 2032.

Edition: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
General

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Sports

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
General

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economy

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
General

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo