Nobel da Paz vai para jornalistas em defesa da democracia

Published in 08/10/2021 - 15:52 By Lucia Mizel - Repórter da Rádio França Internacional - Paris (França)

A presidente do Comitê Nobel, Berit Reiss-Andersen, justificou a escolha dos premiados ao Nobel da Paz de 2021 dizendo que a liberdade de expressão e uma imprensa livre são pré-requisitos para uma sociedade democrática, e a sociedade democrática previne guerras e conflitos.

Ela destacou que a filipina Maria Ressa, 58 anos expos os abusos do poder, o uso da violência e o aumento do autoritarismo nas Filipinas. A repórter e seu site Rappler, documentaram como as redes sociais estão sendo usadas para espalhar fake news, assediar opositores e manipular o curso público.

Já Dmitry Muratov, 59 anos, e um dos fundadores do principal jornal de oposição russo, defendeu por décadas a liberdade de imprensa na Rússia em condições cada vez mais desafiadoras conforme a presidente do comitê.

Edition: Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economy

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Health

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
General

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
General

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo