Governo mantém regras excepcionais no setor de energia elétrica

As medidas de flexibilização permanecem até fevereiro do ano que vem

Published in 16/10/2021 - 09:54 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Usinas hidrelétricas permanecem com medidas de flexibilização em seu uso até fevereiro do ano que vem.

A decisão  é da  Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, que reuniu-se nesta sexta-feira em Brasília para avaliar as condições e a conjuntura da geração de energia elétrica no país  para os próximos meses.

O Instituto Nacional de Meteorologia participou da reunião e mostrou que o período de chuva no país continua baixo em relação a anos anteriores.

Mesmo com o aumento das chuvas no País, especialmente na região Sul, a situação  ainda continua exigindo atenção.

Diante dos dados  levados à reunião pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, ficou decidido que vão ser mantidas as flexibilizações hidráulicas nas usinas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera,

localizadas no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Câmara é composta pelos Ministérios de Minas e Energia; da Economia; da Infraestrutura; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; e do Desenvolvimento Regional.

 O colegiado acompanha e monitora as condições excepcionais e temporárias para a operação das usinas hidrelétricas do País, e define  limites de uso, armazenamento e vazão dos reservatórios.

Edition: Roberto Piza / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Health

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Health

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Human Rights

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo