Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

Vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas

Published on 16/10/2021 - 15:24 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio suspendeu neste sábado (16) a aplicação da dose de reforço contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

As unidades seguem aplicando a segunda dose e quem tem 12 anos ou mais também pode se vacinar. 

O município já aplicou 460 mil doses de reforço em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão.

Neste sábado, seria a vez dos idosos com 67 anos ou mais receberem a dose de reforço, além daqueles que completaram o esquema vacinal  até março. A imunização também estaria disponível para profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até fevereiro.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a expectativa é que a vacinação seja retomada na próxima quarta-feira (20).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que não possui pendência de doses de vacinas contra a covid para o estado do Rio e que todo o quantitativo necessário para aplicação de doses de reforço foi disponibilizado. 

A pasta reforçou também, na nota, a necessidade de estados e municípios cumprirem as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 para que não faltem imunizantes. 

Neste sábado, 4,5 milhões de doses da Pfizer desembarcaram no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema de distribuição para os estados será definido nos próximos dias.

Edition: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Human Rights

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economy

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Health

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
General

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
General

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
General

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo