55% das industrias aumentaram faturamento durante a pandemia, diz CNI

Published in 19/10/2021 - 00:09 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Updated in 19/10/2021 - 08:08

Um levantamento com 500 executivos de grandes e médias indústrias de todo o país revelou que 55% dessas companhias tiveram aumento do faturamento bruto durante a pandemia, 19% mantiveram o faturamento no mesmo nível de antes do coronavírus e 24% das indústrias registraram uma redução no faturamento.

Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada entre os dias 1 e 23 de setembro.

A pesquisa identificou ainda que 8 em cada 10 indústrias brasileiras inovaram em algum processo durante a pandemia. Das que inovaram, 80% registraram ganhos de lucratividade, produtividade e competitividade como resultado da inovação no processo industrial. A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, avalia que a pesquisa revela a consciência da importância da inovação, mas ressalta que é preciso destinar mais investimentos a essa área.

A pesquisa mostrou que metade das indústrias não tem setor específico de inovação e apenas 37% delas têm orçamento reservado para isso. Para Gianna Sagazio, da CNI, é preciso abrir mais linhas de financiamento para inovação na indústria.

O levantamento ainda mostrou que quase 80% das empresas foram prejudicadas de alguma forma pela pandemia, sendo 20% muito prejudicadas. Os prejuízos mais relatados foram relacionados às vendas e aos fornecedores.

Edition: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Health

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento HIV

A bula diz que o novo medicamento reduz e mantém em um nível baixo a quantidade de HIV no organismo. Medicação poderá ser prescrita para adultos e adolescentes acima de 12 anos

Baixar arquivo
Education

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economy

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justice

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
General

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo