Fórum Mundial de Bioeconomia acontece esta semana em Belém, no Pará

Published on 18/10/2021 - 19:57 By *Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cidade de Belém, no Pará, é a sede do Fórum Mundial de Bioeconomia que começou nesta segunda-feira, 18 na capital paraense. O evento reúne até quarta-feira (20) pesquisadores, especialistas, empreendedores e autoridades, brasileiras e internacionais. Pela primeira vez, o Fórum de Bioeconomia ocorre fora da Europa.

Durante os três dias do encontro, serão apresentadas ações voltadas para o desenvolvimento sustentável no Pará. Produtos feitos aqui no Brasil, que podem entrar no mercado internacional, também serão apresentados no Fórum.

O secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão defende que é precisar discutir além dos negócios, a realidade e o impacto das ações nas comunidades que moram na região da Amazônia. 

Segundo a Embrapa, é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, oferecendo soluções sustentáveis usando conhecimentos científicos e tecnológicos.

Como exemplo, temos a produção de bioenergia, de plásticos biodegradáveis, biopesticidas, alimentos funcionais, medicamentos e cosméticos.  A bioeconomia movimenta aqui no Brasil cerca de 326 bilhões de dólares por ano, segundo o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

*Com produção de Michelle Moreira.

Edition: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economy

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economy

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo