Audiência pública vai ajudar a regulamentar Lei do Superendividamento

Published on 19/10/2021 - 09:19 By Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Tem muita gente que fala “estou com dívida até o pescoço". Essas pessoas são consideradas superendividadas. Mas o que é mesmo um superendividado? A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lilian Brandão, explica que é a pessoa cuja renda não permite que a dívida seja paga.

Para ajudar às pessoas nessa situação, foi sancionada em julho deste ano a Lei do Superendividamento. Ela altera o Código de Defasa do Consumidor e aumenta a proteção de quem está com muitas dívidas, com mecanismos para conter assédios por parte das instituições financeiras.

Vai funcionar assim: o endividado vai poder fazer uma conciliação com todos os credores de uma única vez, através de órgãos como o Procon, Ministério Público e a Defensoria Pública. A vantagem é que o devedor não precisa escolher qual dívida pagar primeiro, pois todos os débitos vão para um mesmo plano de pagamento.

O acordo terá valor de sentença judicial, e os credores precisam aceitar a renegociação, ou vão para o fim da fila na hora de receber. E fica proibido qualquer assédio ou pressão a consumidores pelas instituições financeiras.

Entre as dívidas que podem ser renegociadas, estão as de consumo, como de água, luz, telefone, empréstimos com bancos e financeiras, inclusive cheque especial e cartão de crédito. Mas dívidas com impostos e tributos, pensão alimentícia, prestação da casa própria, crédito rural e serviço de luxo estão fora da renegociação.

Para regulamentar a lei, o Ministério da Justiça e Segurança Pública quer ouvir a sociedade, como explica a diretora Lílian Brandão. Segundo ela será feito uma audiência pública sobre o assunto no dia 21 de outubro, próxima quinta-feira, por videoconferência, das 10 da manhã até 18h. Quem quiser participar pode verificar os detalhes na página do ministério da Justiça na internet.

Edition: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justice

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politics

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Politics

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Sports

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Health

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
International

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo