Governo anuncia plano para reduzir emissão de carbono na agropecuária

Published in 18/10/2021 - 21:32 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou nesta segunda-feira as metas do ABC+, Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária. O objetivo do governo federal é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030. O valor é sete vezes maior do que o plano definiu em sua primeira etapa, na década passada. Já em área, a meta é atingir com tecnologias sustentáveis mais de 72 milhões de hectares; ampliar o tratamento de 208 milhões de metros cúbicos de resíduos de animais e abater cinco milhões de cabeças de gado em terminação intensiva.

O plano ABC+ busca também contribuir com o cumprimento dos compromissos internacionais do Brasil de desenvolvimento sustentável frente às mudanças climáticas.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou a vulnerabilidade dos produtores rurais diante de efeitos climáticos extremos e apontou que o ABC+ pretende fortalecer o setor.

Entre as tecnologias do Plano ABC+ estão a recuperação de pastagens degradadas, florestas plantadas, bioinsumos e sistemas de plantio direto, de integração e irrigados.

No dia 06 de novembro, a política será apresentada na COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia. O ministro do meio Ambiente, Joaquim Leite, apontou o papel da agricultura dentro de uma economia verde.

As metas e tecnologias definidas para o ABC+ receberam cerca de 500 contribuições via consulta pública realizada ao longo do mês de setembro deste ano. A cada dois anos, esses objetivos e recursos serão revisados.

Edition: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Education

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economy

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justice

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
General

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economy

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo