Estoques de sangue de Brasília, SP, Recife e BH estão abaixo do normal

Published on 19/10/2021 - 09:00 By *Igor Candim - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O estoque de sangue em alguns hemocentros do país está baixo. É o caso da Fundação Hemocentro de Brasília.

Os tipos sanguíneos O+ e O- estão em níveis críticos na capital. Para se ter uma ideia, em setembro foram 168 doações por dia, em outubro, o índice não passou de 148 bolsas coletadas até o momento.

Em São Paulo a fundação Pró-Saúde informa que o estoque para pessoas com tipagem sanguínea O+, O-, A-, AB- e B- está baixo.

Nas capitais Belo Horizonte e Recife os tipos A e B negativos estão em alerta, enquanto o O- e O+ estão baixos.

Isso aconteceu porque teve uma redução no número de doadores nos últimos dias. De acordo com o Hemocentro de Brasília, o feriado na semana passada foi um dos responsáveis pela queda na doação.

Muita gente está em dúvida sobre a covid 19, se ela prejudica ou não a doação de sangue. Primeiro, é importante dizer que o vírus não é transmitido pelo sangue, apenas por gotículas que saem da tosse ou do espirro de uma pessoa que está com a infecção. De qualquer forma, existe um protocolo que os hemocentros seguem.

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias e quem está com suspeita ou teve contato com alguém infectado, o prazo de espera é de 14 dias.

Já para quem começou a se imunizar contra o coronavírus, não é necessário completar a vacinação para doar sangue. Mas deve cumprir um prazo de 7 dias da data da aplicação para as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. A regra só muda para quem tomou a Coronavac, que o prazo é de 48 horas após a vacinação.

E valem aquelas medidas que já conhecemos. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar saudável.

*Com supervisão de Raquel Mariano.

Edition: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
International

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economy

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Health

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Politics

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economy

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo