IBGE cancela contrato com empresa organizadora do Censo Demográfico

Published on 18/10/2021 - 22:03 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IBGE cancelou o contrato com a empresa responsável pela seleção de agentes  para realização do Censo Demográfico de 2022. Em nota, o Instituto afirmou que não vai prorrogar o contrato com o Cebraspe, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, empresa organizadora do processo seletivo simplificado  do Censo. O contrato, que já estava suspenso, tinha previsão de encerramento nesta segunda-feira (18). O processo recrutaria interessados  para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.

Ainda na nota, o IBGE informou que será publicado nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas. E que o instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo, a ser realizado em 2022.

Devido a cortes no orçamento, e abril deste ano, o IBGE decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários  do Censo 2021, a ser realizado ano que vem. 

Para 2022, o orçamento para a promoção do Censo Demográfico é de mais de R$ 2,2 bilhões. Em nota, o Cebraspe informou que "diálogos com o IBGE já apontavam para a decisão consensual de não prorrogar o contrato firmado em fevereiro deste ano". A empresa disse ainda que devido à pandemia, as condições estabelecidas  em contrato há quase dois anos tornaram inviável a realização do certame na conjuntura atual.

*Com informações da Agência Brasil

Edition: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economy

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economy

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo