Escolas voltam a receber alunos em vários pontos do país

Published in 18/10/2021 - 22:00 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança em todo o país, muitas atividades vão retomando o ritmo de normalidade que havia antes da pandemia chegar. Nesta segunda-feira, alunos de várias partes do Brasil retornaram às aulas presenciais.

Em São Paulo, todas as escolas retornaram o ensino totalmente presencial, por determinação do governo estadual. Apenas estudantes com justificativa médica vão poder permanecer no ensino remoto. Mas, nem todos deverão voltar à escola ao mesmo tempo, porque o governo paulista determinou distanciamento mínimo de um metro entre os alunos em sala de aula. Por isso, o retorno será em regime de revezamento.

Já em Belo Horizonte, as escolas estão autorizadas a receber 100% dos estudantes de forma presencial, mas não é obrigatório. As famílias podem optar por manter o estudante no ensino a distância. O estado da Bahia também liberou as instituições para que retomem as aulas presenciais.

Para o médico Renato Kfouri, que é presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a experiência em outros países mostrou que a abertura das escolas, neste momento, não impacta significativamente na transmissão do novo coronavírus.

Com o retorno de 100% dos alunos em algumas localidades, o médico Renato Kfouri ressalta a necessidade de que a comunidade escolar adote medidas sanitárias para proteger alunos, professores e funcionários.

O médico da Sociedade Brasileira de Pediatria também reforçou que alunos com comorbidades e imunossuprimidos devem ter a garantia do ensino remoto, para preservá-los do risco de infecção pela covid-19.

Edition: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Trânsito na W3 sul é liberado aos domingos

A partir deste domingo, o trânsito para veículos está liberado na w3 sul. Durante um ano e meio a via ficou interditada para carros aos domingos.

Baixar arquivo
General

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Health

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economy

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Health

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo