Prefeitura de Macapá inicia força-tarefa para distribuir água potável

Published in 19/10/2021 - 08:33 By Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa para enviar água potável às comunidades ribeirinhas do Arquipélago de Bailique, que sofrem com um fenômeno de salinização na foz do Rio Amazonas. 

Por conta do fenômeno, que ameaça o bem-estar dos moradores locais, no fim da semana passada a Prefeitura de Macapá declarou situação de emergência no distrito, que fica a 180 quilômetros da capital do Amapá. Com o decreto, todos os órgãos municipais ficam mobilizados para atuar na região. 

Os primeiros seis mil fardos de água mineral chegaram nessa segunda-feira (18) e foram destinados às 17 comunidades da zona norte do arquipélago, que é até agora a área mais afetada, segundo a prefeitura de Macapá. 

Morador de Bailique, o aposentado Odilon Monteiro da Silva, de 71 anos, conta que esse fenômeno tem sido recorrente nos últimos anos, principalmente no verão. Ele destaca as principais comunidades atingidas.

A técnica de enfermagem Maria José Tavares explica que Bailique sofreu recentemente também com outro fenômeno natural, conhecido como 'terras caídas', que causam erosões das margens fluviais. A moradora detalha os problemas decorrentes do fenômeno das águas salgadas. 

Diante da emergência instalada, a Secretaria de Mobilização e Participação Popular iniciou uma campanha para doação de água, que serão enviadas junto com os carregamentos do executivo municipal. Interessados podem entregar água mineral na secretaria, que fica no prédio da Prefeitura de Macapá, na Avenida FAB. O ponto de coleta funciona 24 horas. 

*com produção de Lucineia Siqueira

Edition: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Education

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economy

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justice

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
General

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economy

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo