IBGE inclui perguntas sobre furtos e roubos na Pnad Contínua

Published on 19/10/2021 - 13:37 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o IBGE incluiu perguntas sobre furtos e roubos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua). Além disso, serão feitas perguntas sobre a sensação de segurança das famílias, incluindo o grau de confiança da população nas polícias.

A coordenadora-geral de Pesquisa Aplicada do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Márcia Alencar Machado da Silva, informou que a última pesquisa com o tema foi realizada há dez anos e, por isso, é preciso atualizar os dados.

O ministério argumenta que a pesquisa vai revelar a diferença entre os crimes que chegam à polícia e os que não são relatados pela população. Afinal, é comum ocorrências de crimes menores não registrados - como o do furto de uma bicicleta e um tênis na casa da fisioterapeuta Claudiane Sperber, que mora no município de Lajinha, em Minas Gerais.

Especialistas em segurança pública apelam para que a população registre todos os casos, porque assim é possível ter uma noção mais exata do comportamento da criminalidade nas diferentes localidades. 

A pesquisa Pnad Contínua vai traçar ainda um perfil das vítimas de furtos e roubos nos últimos 12 meses, com corte socioeconômico, além de identificar o que as pessoas têm feito para se proteger da violência.

O levantamento do IBGE conta com dois mil agentes de coleta, que realizam entrevistas em 210 mil residências em todo país.

Edition: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Human Rights

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
General

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Politics

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
General

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justice

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo