Petrobras informa que não vai conseguir suprir demanda de novembro

Estatal informou que não vai atender a demanda atípica de combustíveis

Published on 20/10/2021 - 09:08 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Petrobras informou que não vai conseguir atender a demanda, que chamou de atípica, para o fornecimento de combustíveis neste mês de novembro. Em nota, a companhia afirmou que recebeu pedidos em volume muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção. E que apenas com muita antecedência, a Petrobras conseguiria se programar para atender a demanda.

De acordo com a empresa, houve um aumento de 20% nos pedidos dos distribuidores por diesel e 10% por gasolina, na comparação com novembro de 2019,  sem qualquer fato que justificasse esse acréscimo de demanda.

A estatal informou que segue atendendo os contratos com as distribuidoras, de acordo com os termos, prazos vigentes e sua capacidade. E que está maximizando sua produção e entregas, operando com elevada utilização de suas refinarias.

A nota diz ainda que, atualmente, há dezenas de empresas cadastradas na ANP, Agência Nacional do Petróleo, aptas para importação de combustíveis, que podem absorver essa demanda adicional.

A Associação das Distribuidoras de Combustíveis, Brasilcom, divulgou nota em sua página na internet informando que no último dia 11 de outubro, diversas distribuidoras de combustíveis filiadas receberam comunicados do setor comercial da Petrobras informando uma série de cortes unilaterais nos pedidos feitos para fornecimento de gasolina e óleo diesel para este mês. Com reduções de fornecimento, em alguns casos, chegando a mais de 50% do volume solicitado para compra.

A Brasilcom afirmou ainda que os cortes colocam o país em situação de potencial desabastecimento, considerando a impossibilidade de compensar as reduções com importação, devido a diferença atual entre os preços dos produtos no mercado internacional, que estão em patamares bem superiores aos praticados no Brasil.

Edition: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Sports

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Human Rights

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo