Pesquisa revela que a Antártida já teve florestas e incêndios

Published on 20/10/2021 - 17:36 By Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo inédito confirmou que, há 75 milhões de anos, incêndios florestais afetaram os ecossistemas da Antártida. As evidências foram apresentadas durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (20), realizada no Museu Nacional, na zona norte carioca, por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, em parceria com o Instituto de Pesquisa Senckenberg, na Alemanha.

Fósseis coletados na Ilha James Ross, na Antártida, entre 2015 e 2016, chamaram a atenção dos estudiosos por serem fragmentos de plantas com características de carvão vegetal, mas que estavam desgastados devido à exposição ao tempo.

O estudo também traz novas evidências de que a Antártica era verde e tinha clima mais quente, com vegetação que era acometida por incêndios espontâneos.

Integrante do grupo de pesquisa, a paleontóloga Flaviana Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, revelou que foram recolhidos fragmentos de carvão vegetal macroscópico, o que comprova a extensa probabilidade de incêndios florestais durante o período Cretáceo.

Durante o período Cretáceo - que corresponde a 85 e 70 milhões de anos atrás -, o continente Antártico estava separando-se das demais massas continentais do planeta e isso favoreceu a existência de vulcões, o que afetou os ecossistemas locais.

Apesar de o Cretáceo ser considerado um intervalo no qual incêndios foram comuns em escala global, ainda há poucos registros de evidências desse fenômeno natural no hemisfério sul.

O estudo concluiu que o material analisado queimou suficientemente para unir as paredes celulares da uma planta da mesma família das araucárias, presentes no sul do Brasil.

A Antártica, há cerca de 70 milhões de anos atrás, possuía uma fauna, flora e clima bastante diferentes do que se conhece hoje. Os dinossauros eram comuns nessa época, pelo fato de o continente não se encontrar ainda tão ao sul do planeta como hoje em dia.

Edition: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Politics

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economy

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Health

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo