Antecipação da vacina da Pfizer acende alerta para validade das doses

Published on 20/10/2021 - 19:40 By Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de Guarulhos, o segundo maior município paulista, antecipou para 21 dias o intervalo para tomar a segunda dose da vacina da Pfizer. O novo prazo começou a valer nessa quarta-feira. Mas a mudança no calendário acendeu um alerta: o risco de perder doses da vacina da Pfizer por vencimento da validade.

Isso porque com o novo calendário, a cidade passa a receber um número maior do imunizante em um prazo menor. Esse número é calculado com base no número de pessoas que já podem tomar a segunda dose.

O problema é que muitas pessoas que, pela previsão inicial, tomariam a segunda dose em novembro, não estão comparecendo. A diretora da Vigilância em Saúde de Guarulhos, Valeska Mion, faz um apelo para que toda população compareça aos postos de vacinação.

A vacina da Pfizer se armazenada em temperaturas abaixo de -60º C pode durar até seis meses. Só que ao serem enviadas para os municípios, elas chegam praticamente descongeladas, em temperatura de geladeira. Depois disso, o prazo de validade é de 30 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, pelo menos 74 mil pessoas que tomaram o imunizante como primeira dose já são consideradas faltosas.

Esse número só leva em conta as pessoas que precisavam tomar a vacina no intervalo de 56 dias, redução do prazo que entrou em vigor no mês passado. Com a redução que começa a valer a partir de agora, a previsão é de que o número de faltosos cresça ainda mais e, com eles, o risco de perder mais doses do imunizante.

Segundo os cálculos da Secretaria de Saúde do município, mais de 28 mil pessoas já deveriam ter tomado a segunda dose da Coronavac e 18 mil pessoas deveriam ter tomado a segunda dose da AstraZeneca, mas como a conservação desses imunizantes é mais simples, o risco de ter vacinas vencidas é muito menor.

Nessa quarta-feira, praticamente 100% das pessoas com mais de 12 anos na cidade já tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra covid-19.

Edition: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Justice

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Health

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economy

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justice

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Health

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Health

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo