Câmara rejeita PEC que previa mudanças na composição do CNMP

Published on 21/10/2021 - 10:09 By Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os deputados rejeitaram a proposta de emenda à Constituição que previa mudanças na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com a ampliação de 14 para 17 vagas. 

O texto apresentado pelo relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), recebeu 297 votos favoráveis, 182 contra e quatro abstenções, faltando 11 votos para aprovação. Uma PEC precisa de 308 votos para passar.

A Associação Nacional dos Procuradores da República e a Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho tinham pedido a rejeição da matéria, por avaliarem que viola a autonomia institucional do Ministério Público e a independência funcional de seus membros.

O texto previa que cinco dos integrantes seriam indicados ou eleitos pelo Poder Legislativo, em vez dos dois atuais. Também alterava a indicação do corregedor nacional do Ministério Público, que será o vice-presidente do CNMP. Essa escolha era uma das principais polêmicas. Na última versão, estava previsto o revezamento entre Câmara e Senado na escolha do nome, em uma lista de cinco apontados pelos próprios procuradores-gerais de Justiça.

Com o resultado dessa quarta-feira, os deputados devem analisar o texto original da proposta, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Defensor da PEC, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que existem possibilidades regimentais para uma nova votação. 

O texto original prevê manter a composição do CNMP em 14 membros, mas acaba com a vaga hoje destinada a um indicado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. No lugar, Câmara e Senado vão eleger mais um conselheiro, membro do Ministério Público. Já o corregedor nacional poderá ser de fora do MP. 

Edition: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo