Em julgamento, TSE considera invalidas gravações em ambientes privados

Published on 21/10/2021 - 15:44 By Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral voltou a considerar inválidas como prova de crimes eleitorais gravações em ambientes privados sem autorização judicial ou consentimento das partes. A decisão aconteceu no julgamento de um recurso proposto pelo Ministério Público Eleitoral contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A Corte considerou improcedente uma ação de investigação contra um candidato a vereador de São Pedro da Água Branca, no Maranhão. No caso, Marcelo Pereira da Silva e a esposa, Dorica Balbino da Silva, são acusados de abuso do poder econômico e compra de votos nas eleições de 2016. As provas teriam sido obtidas por meio de gravações em locais fechados.

O ministro Luís Felipe Salomão, que trouxe nesta quinta-feira o voto-vista, votou para anular a decisão do TRE e devolver o processo para novo julgamento. A posição foi seguida por todos os ministros. No entanto, Salomão seguiu o entendimento do ministro Alexandre de Moraes e considerou inválidas três gravações ambientais usadas como prova no processo. Salomão ressaltou que não se sabia nem quem era o autor de duas delas.

Nesse ponto, o julgamento terminou com 4 votos a 3 pela exclusão das gravações. Em outros dois julgamentos, o tribunal já havia definido a ilegalidade desse tipo de prova.

Em outra pauta do dia, o TSE rejeitou, por unanimidade, o recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e confirmou a inelegibilidade do ex-governador do Pará Simão Jatene até 2022. Ele foi condenado por utilizar o programa Cheque-Moradia para distribuir recursos com a finalidade de obter votos pela reeleição em 2014.

 

Edition: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Sports

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justice

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Human Rights

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
General

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Education

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo