IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

Published on 23/10/2021 - 13:08 By Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dois lotes de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo, produzido no Brasil, foram encaminhados pela Fiocruz para controle de qualidade externo nos Estados Unidos. O IFA é o insumo necessário para a fabricação de vacinas contra a covid-19. Nos laboratórios norte-americanos, a remessa vai passar por um processo complexo de testagens, que envolve 14 etapas, sendo a mais longa delas com duração de 56 dias. Antes de seguir para os Estados Unidos, os lotes foram aprovados em todos os testes internos de qualidade.

O conjunto de ensaios vai permitir, segundo a Fundação, comparar o IFA nacional com o estrangeiro, garantindo que a matéria prima produzida no Brasil pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, possui os mesmos padrões de qualidade e segurança dos insumos importados por meio da Encomenda Tecnológica firmada com a Astrazeneca.

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. As primeiras etapas consistem na produção de lotes de pré-validação e de validação, que são submetidos a um rígido controle de qualidade. Ao todo, são mais de 80 testagens ao longo de todo o processo produtivo do ingrediente.

Em paralelo ao início da avaliação externa, está em andamento a produção de outros quatro lotes do insumo. Até o fim deste ano, Bio-Manguinhos prevê dispor, dentre lotes de IFA produzidos e em processo, o equivalente a mais de 30 milhões de doses.

A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro. Somente após o deferimento da Anvisa, será possível disponibilizar vacinas nacionais ao Ministério da Saúde. Neste momento, portanto, ainda não é possível afirmar o quantitativo nacional que estará liberado ainda este ano. Enquanto isso, a Fiocruz vai continuar recebendo remessas de IFA importado, garantindo produção e fornecimento contínuo de vacinas contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações. Ao todo, já foram disponibilizadas mais de 113 milhões de doses.

Edition: Sâmia Mendes / Naitê Almeida

Últimas notícias
Politics

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Politics

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justice

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
General

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
International

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Sports

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo