Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Published on 24/10/2021 - 12:10 By Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Idosos e profissionais da área de saúde já começaram a receber a dose de reforço contra covid-19, em 95% dos municípios brasileiros. É o que aponta a pesquisa realizada pela CNM, Confederação Nacional de Municípios, entre os dias 18 e 21 de outubro.

Segundo o levantamento, os quase 4% que ainda não iniciaram a aplicação da dose de reforço, já estão se organizando para isso.

Cerca de 1.800 gestores foram ouvidos na pesquisa da CNM, o equivalente a um terço das cidades brasileiras. Entre elas, cerca de 250 passaram a exigir o chamado passaporte da vacina, para que a população possa frequentar lugares públicos e coletivos.

Os eventos com público estão liberados em mais de 70% das cidades analisadas, principalmente os cultos religiosos, seguidos de shows comerciais, eventos da área de educação, feiras e jogos esportivos com público.

No entanto, as cidades que liberaram esses eventos informam que realizam fiscalização sobre as medidas de prevenção contra covid-19, a exemplo da redução da capacidade de lotação dos espaços, limite de horário, exigência da vacinação completa e apresentação de resultado negativo, em teste para covid-19.

Além disso, 98% dos municípios que fazem parte do levantamento continuam exigindo o uso de máscaras em ambientes públicos. Apesar disso, cerca de 3% sinalizam para derrubar a obrigatoriedade, quando toda a população estiver imunizada.

A boa notícia é que quase 80% das cidades analisadas não registraram mortes por covid-19, nesta semana. E quase 30% não tiveram registros da doença, no mesmo período.

Entre os 1.800 municípios que fazem parte da pesquisa, as aulas presenciais já começaram em 87,5%.  Mais de 5% estão prestes a iniciar e quase 5% não vai retornar à modalidade presencial, este ano.

 

Edition: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo