Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

Published on 25/10/2021 - 19:39 By Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Foi lançado nessa segunda-feira o "Código Paulista de Defesa da Mulher". A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres, desde datas comemorativas até políticas habitacionais.

São 165 artigos divididos em 7 capítulos. 13 seções são específicas sobre o combate à violência contra a mulher.

Essa espécie de “consolidação das leis de defesa da mulher” não cria nenhum novo direito, mesmo assim, a iniciativa foi comemorada. Para Carolina Rangel, defensora pública e coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, vai ficar mais fácil para as mulheres defenderem seus direitos.

Uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão mostra o tamanho do desafio para as mulheres acessarem seus direitos. Segundo o levantamento, mais de 8 a cada 10 mulheres já sofreram algum tipo de violência simplesmente por serem mulheres andando na rua. Apenas 24% das entrevistadas se sentiam seguras nas ruas próximas a suas casas.

Para a presidente da Apamagis, a Associação Paulista dos Magistrados, Vanessa Ribeiro Mateus, o agravante é que o medo não está apenas na rua, mas também dentro de casa.

O projeto de reunir em um único documento toda a legislação estadual é do deputado Thiago Auricchio, do PL. O novo código foi lançado nessa segunda-feira por que o dia 25 e outubro é o Dia Internacional contra a Exploração da Mulher.

Edition: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Justice

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politics

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Politics

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Sports

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Health

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
International

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo