Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

Published on 26/10/2021 - 21:20 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ALERJ, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aprovou nessa terça-feira (26) o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado e as prefeituras a flexibilizarem o uso obrigatório de máscara.

A proposta do deputado André Ceciliano (PT), presidente da casa, estabelece que a flexibilização será gradativa nos locais estipulados por meio de resolução da Secretaria de Estado de Saúde. O projeto altera a lei estadual que definiu a obrigatoriedade do uso do acessório durante a pandemia e  penalidades por descumprimento.

O novo texto  determina que a obrigação poderá ser flexibilizada, de acordo com o avanço da vacinação e as orientações técnicas dos especialistas em saúde pública. Outros parâmetros também devem ser observados, como distanciamento social, ambiente aberto e fechado, realização de eventos-testes e outros critérios científicos.

A maioria dos parlamentares rejeitou emenda que previa que a liberação do uso da proteção facial contra a Covid só acontecesse com 80% da população vacinada. Para o deputado Flávio Serafini do PSOL, a decisão da casa legislativa foi  um erro e pode comprometer o processo de reabertura. Já o deputado Alexandre Freitas, do Novo, afirmou que o projeto restabelece as liberdades individuais.

A prefeitura do Rio de Janeiro estava na expectativa da mudança na legislação estadual  para liberar a população do uso de máscaras em locais abertos, depois que atingiu, nesta terça-feira (26), 65% da população imunizada. Essa foi a taxa estipulada pelo Comitê Cientifico, que auxilia a prefeitura na tomada de decisões sobre a pandemia, para desobrigar o uso do acessório em ambientes ao ar livre e sem aglomeração.

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Edition: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Politics

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Politics

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justice

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
General

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
International

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Sports

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo