Enem: primeiro dia de prova teve 26% de abstenção

Published on 22/11/2021 - 12:00 By Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 2 milhões e 300 mil estudantes compareceram aos locais de provas do Enem 2021, nesse domingo. No primeiro dia do exame, os alunos responderam 90 perguntas de linguagens e ciências humanas.

Experiente no Enem, Bibila Acosta, de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, disse que o tamanho das questões dificultou a administração do tempo. Ela destacou a diferença de provas anteriores.

O tema da redação foi a grande surpresa: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O estudante Bernardo Sabbag, de Curitiba, gostou da prova, mas o assunto da redação o surpreendeu.

O primeiro dia do Enem teve 26% de abstenção no total. O índice é próximo aos dos exames de anos anteriores, inclusive antes da pandemia. Na versão impressa, dos 3 milhões de inscritos, 25,5% não compareceram. Na prova digital, dos 69 mil candidatos esperados, 46% faltaram. Os dados preliminares foram divulgados pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, comemorou o número de pessoas presentes para realizar as provas e negou interferência nas questões.

A Polícia Federal não registrou intercorrências de segurança relacionadas ao exame. O presidente do Inep, Danilo Dupas, informou que alguns locais tiveram falta de energia. Os alunos prejudicados terão direito à reaplicação, que vai ocorrer em janeiro.

No próximo domingo, dia 28, ocorrem as provas de matemática e ciências da natureza. O Inep divulgará os gabaritos até 1º de dezembro.


 


 

Edition: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
General

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Sports

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Human Rights

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justice

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politics

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo