Enem: candidatos devem responder primeiro questões fáceis e médias

Published on 26/11/2021 - 12:45 By Monyke Castilho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 2,3 milhões de estudantes são esperados neste domingo (28) para a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes terão cinco horas para responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Terminada a prova, é hora de pensar no que acertou ou errou. Mas… você sabe como as provas são corrigidas? Então, o professor Gabriel Carvalho explica que usando um sistema chamado “teoria de resposta ao item”, o TRI. E dá uma dica boa: comece sempre pelas questões mais fáceis.

Nesse sistema de correção, para que a pontuação do aluno seja maximizada, ele precisa ter regularidade. Então, é mais importante no Enem acertar as questões fáceis e médias do que as difíceis. Isso deve ser levado em consideração na estratégia de prova. Comece a fazer a sua prova pelas questões fáceis e medias, em detrimento das questões difíceis.

É para não perder nenhum ponto que Beatriz Serra, de 19 anos, se dedica à resolução de questões. Com o caderno lotado de exercícios, ela compartilha o método que usará para garantir o sucesso no próximo domingo.

Você precisa treinar, você precisa fazer exercício, você precisa fazer prova antiga para pegar a cara da prova, pra se habituar com as questões, com as pegadinhas...

 Outra dica dos especialistas para esse momento final é focar a revisão nos assuntos que domina e deixar de lado conteúdos novos ou muito complexos. Além de dedicar um tempo para ler os resumos que fez durante o ano. O objetivo, como lembra o professor Gabriel Carvalho, é evitar ansiedade nesta reta final.

Eu acredito que é o momento do aluno tirar o pé do acelerador e cada vez mais ir substituindo as horas de estudo dele por horas de lazer. Então, comece a assistir aquela série que você gosta, veja um bom filme, porque isso tudo vai diminuir a ansiedade da reta final. Mas ainda, se algum momento a ansiedade apertar - o que pode acontecer -, não se isole. Compartilhe esse sentimento com seus pais, com seus amigos, porque colocar para fora é muito importante para conseguir manter esse sentimento sob controle.

 Os portões dos locais de provas do Enem vão abrir às 12h e fechar às 13h, conforme horário de Brasília. Segundo o Inep, instituto responsável pelo exame, a previsão é que os gabaritos sejam divulgados até o dia 1º de dezembro.

Edition: Priscilla Mazenotti / Nathália Mendes

Últimas notícias
Justice

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Health

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economy

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justice

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Health

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Health

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo