Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Published in 29/11/2021 - 15:34 By Rádio Nacional - Brasília

Um chimpanzé foi enviado ao espaço para uma missão pioneira em 29 de novembro de 1961. Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Enos recebeu treinamento por 16 meses, antes do lançamento. Para responder aos comandos, o treino incluía impulsos elétricos nos pés quando o chimpanzé não apresentava o comportamento desejado. Enquanto estava em órbita, Enos levou cerca de 70 choques durante os testes e execução das tarefas. A Nasa reuniu “dados sobre as demandas físicas e psicológicas, que seriam encontradas pelos astronautas durante o voo espacial”.

Alguns problemas técnicos na espaçonave fizeram com que a temperatura corporal do chimpanzé subisse e atingisse um estado febril. Diante dessa alteração física, os cientistas tomaram a decisão de interromper a viagem antes do início da terceira volta na Terra.

A Mercury-Atlas 5 retornou depois de três horas, 20 minutos e 59 segundos no espaço. Enos foi resgatado com ferimentos leves e acompanhado por especialistas até morrer, em consequência de disenteria, em novembro do ano seguinte - o que, segundo os cientistas, não tinha ligação com a ida ao espaço.

De acordo com a Nasa, a experiência mostrou que jovens chimpanzés podiam ser treinados para estudos de voo espacial.

O programa de teste com chimpanzés havia começado em 1959, dois anos antes da experiência pioneira com Enos. Antes dele, em janeiro de 1961, Ham, de três anos e meio, foi lançado ao espaço em uma missão que durou 16 minutos. Os chimpanzés astronautas são conhecidos em inglês como astrochimps.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edition: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Justice

Homem consegue o direito do descarte de embriões após o divórcio

Na época em que o casal fez o procedimento, Conselho Federal de Medicina obrigava que a decisão sobre uso dos embriões deveria ser prevista no ato do contrato do serviço. Para a Justiça do DF, porém, a decisão final deverá ser do casal e não de uma instituição.

Baixar arquivo
Human Rights

Denúncias de trabalho semelhante à escravidão aumentaram 70% em 2021

Foram mais de 1.415 denúncias em 2021. E o Ministério Público resgatou mais de 1600 trabalhadores.

Baixar arquivo
Economy

Governo lança MP para o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Para capacitar jovens que estão fora do mercado de trabalho, o governo federal lançou, nessa sexta-feira, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, por meio de uma Medida Provisória.

Baixar arquivo
Health

Anvisa aprova uso e venda de autoteste para covid-19

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizou nesta sexta-feira (28), a venda dos autotestes de covid-19 no Brasil. 

Baixar arquivo
Health

Saiba o teste apropriado para detectar se está, ou esteve, com covid

A realização dessas ferramentas para detectar a covid-19 no organismo continua sendo um dos pontos principais para o combate à pandemia. Especialistas defendem a testagem em massa, em toda a população, independente de sintomas.

Baixar arquivo
Sports

Minas e Campinas decidem a Copa Brasil de vôlei masculino nesta sexta

A partir das 21h desta sexta-feira, no Ginásio Galegão, em Blumenau, Santa Catarina, a bola sobe para a decisão do torneio da Copa Brasil de vôlei.

Baixar arquivo