Rebeca Andrade faz balanço da melhor temporada de sua carreira

Published on 01/12/2021 - 10:29 By Juliano Justo - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Rebeca Andrade: uma paulista com jeitinho de carioca que conquistou o Brasil e o mundo em 2021. Uma temporada que superou até mesmo as expectativas dela: 

"Deus me deu muito mais do que do que eu pedi. Então eu sou muito grata, de verdade mesmo, pelo meu ano. Mesmo estando no período de pandemia e a gente tendo que segurar tantas coisas, eu tive um dos melhores anos da minha vida, profissionalmente".

Campeã olímpico e mundial no salto, prata nas barras paralelas no Campeonato Mundial e no individual geral dos Jogos de Tóquio. Esta última, inclusive, é a conquista favorita da ginasta:

"(A conquista) não foi só minha, mas do meu treinador, de toda a minha equipe, e de todas as gerações que já passaram por aqui. Então, eu sei como ela é importante, sabe? Não que as outras não sejam importantes: todas são, porque eu suei e sangrei o mesmo tanto para todas".

Baile de favela foi a música que embalou a apresentação dela no solo lá em Tóquio. Canção que conquistou o público e a própria atleta: 

"Foi uma surpresa mesmo do coreógrafo. Assim como foi em 2016, quando ele veio com Beyoncé - eu ainda sou muito fã dela, mas na época eu era fanática. E eu lembro que eu estava saindo do pop americano para ir para um funk, e de primeira eu estranhei. Mas depois eu vi como a música era minha cara, e quando eu ajudei a fazer a coreografia também eu vi como eu estava conectada com a música. Então foi bem especial, foi bem legal". 

Mesmo assim, ela abriu mão de se apresentar no solo no Campeonato Mundial: 

"Eu também queria muito fazer, as pessoas queriam ver, mas ao mesmo tempo eu preferi escutar o meu corpo, conversar com todo mundo e dizer que não tinha necessidade, sabe? Tanto o pessoal da equipe multidisciplinar, quanto meu treinador, e eu, a gente viu que não não precisava daquilo porque o treino que eu fiz para ir para Tóquio para fazer os quatro aparelhos foi muito intenso. E meu corpo não aguentaria passar para aquela carne de treino novamente". 

Uma decisão que teve algo a ver com a multicampeã Simone Biles. A americana também abriu mão de algumas provas na Olimpíada para cuidar do lado psicológico: 

"Eu fiquei feliz por ela ter se colocado em primeiro lugar. Porque as pessoas acham que o atleta ele é um robô, que ele não tem problema, que a vida é perfeita e não é isso, sabe? Além dos problemas que a gente tem fora, na nossa vida pessoal, a gente ainda tem que lidar com os problemas dentro do esporte. Então é ainda mais difícil. O tanto ela teve que aguentar das pessoas do  próprio país dela falando mal dela, o tanto que ela tem que aguentar... foi importante isso que ela fez. Não só para mim, mas também para todos os outros atletas, que hoje vão olhar e vão pensar: 'não, realmente eu não estou me sentindo bem. Eu não preciso fazer isso agora'".

Edition: Nathália Mendes

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo