Argelino vira réu por apologia ao nazismo

Published on 03/12/2021 - 19:40 By Júlia Ballarini - Repórter TV Brasil - São Paulo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

A informação foi divulgada hoje pelo Ministério Público Federal de São Paulo. As postagens foram realizadas em 2017. Elas enaltecem símbolos e personalidades do regime ditatorial alemão, entre elas, Adolf Hitler.

Apesar de se identificar com o nome falso no perfil na rede social, o argelino foi descoberto a partir do número de telefone vinculado à conta, registrado na capital paulista. Agora ele é processado por vinculação da cruz suástica para fins de divulgação do nazismo, crime previsto no artigo 20 da Lei de Combate ao Racismo.

Se for condenado, pode ficar até cinco anos preso, além do pagamento de multa. As postagens contém não só o símbolo mais característico do Terceiro Reich e fotos de Hitler ,mas também referências a outro expoente da ideologia antissemita, o escritor e ativista político percussor do partido Nazista.

O caso será julgado pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Atualmente, Abdessalem Martani está preso em regime semiaberto, condenado por crime de racismo no presídio de Itaí, interior de São Paulo.

Edition: Alessandra Esteves

Últimas notícias
General

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
General

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economy

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
General

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
General

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
General

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo