Lei garante sigilo a portadores de HIV, tuberculose e outras doenças

Published on 04/01/2022 - 21:34 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal sancionou o projeto de lei que torna obrigatório o sigilo sobre a condição de quem vive com HIV, hepatites crônicas, hanseníase e tuberculose.

O texto, que já está em vigor, proíbe a divulgação de informações que identifiquem a condição dessas pessoas no âmbito dos serviços de saúde, estabelecimentos de ensino, locais de trabalho, administração pública, na segurança, nos processos judiciais, e nas mídias escritas e audiovisuais. Esse sigilo só poderá ser quebrado por determinação legal, por justa causa, ou por autorização expressa da pessoa acometida.

Quem violar o sigilo imposto pela lei estará sujeito a uma série de sanções, como multa e bloqueio de dados, e precisará indenizar a vítima por danos materiais e morais. Se a divulgação for caracterizada como intencional, as indenizações serão aplicadas em dobro.

Para Christiano Ramos, que é presidente da ONG Amigos da Vida, a nova lei vai garantir um mínimo de dignidade ao portador de HIV que sofre com o preconceito e a desinformação da sociedade.

Por outro lado, Francisco Faustino, que é vice coordenador do Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase, afirma que o sigilo não vai trazer grandes benefícios para as pessoas que estão em tratamento contra essa doença.

O Brasil é o segundo país do mundo em incidência de hanseníase, com cerca de 25 mil casos por ano. Já o número de brasileiros com HIV é de aproximadamente 920 mil. Em relação às hepatites virais, entre 1999 e 2020 foram registrados quase 670 mil casos em todo o país.

Edition: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
General

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
General

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
General

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economy

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Education

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Human Rights

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo