SP: sindicato se reúne com Fenaban sobre volta do home office

Published on 18/01/2022 - 12:20 By Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Diante do aumento de casos de covid entre os bancários em São Paulo, uma reunião prevista para terça-feira entre o Sindicato da categoria e a Fenaban, a Federação Nacional dos Bancos, vai discutir novas medidas protetivas para os funcionários como a retomada e ampliação do regime de trabalho remoto.

Desde o dia 7 de janeiro, levantamento do sindicato aponta que 478 agências bancárias em São Paulo tiveram o atendimento interrompido por causa do aumento de casos de covid-19 entre os funcionários. A orientação é em caso positivo para a doença, a agência é fechada por 12 horas e passa por higienização.

Ainda de acordo com o sindicato, ao menos 500 bancários tiveram covid-19 no período. A entidade informou que tem atuado para que os protocolos de segurança sejam respeitados, com a sanitização das agências, afastamento de bancários com suspeita de contaminação e testagem de funcionários próximos.

A Febraban, entidade a qual a Fenaban faz parte, por sua vez, informou que não tem o levantamento das agências fechadas para higienização devido à covid-19. E que nos casos de contaminação confirmada, as agências passam pelo processo já determinado desde o início da pandemia em 2020, que é o de fechamento da agência e higienização, e que os protocolos de atendimento e distanciamento permanecem vigentes sem qualquer alteração.

Além disso, a orientação que a Febraban dá aos clientes é de utilizarem os canais digitais, uma vez que vários serviços como pagamento de contas, transferências, consulta de saldo e extrato, entre outros, estão disponíveis em aplicativos ou pelo site dos bancos. A Febraban informou que, em 2020, 67% das operações foram realizadas pelo celular ou computadores e que as agências bancárias são responsáveis por apenas 3% do total das transações e que os eventuais fechamentos para higienizações e descontaminação não comprometem o atendimento aos clientes.

 

Últimas notícias
General

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Human Rights

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
International

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo