AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Published in 20/01/2022 - 21:45 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Advocacia Geral da União (AGU) cobra de estados e municípios mais informações sobre a aplicação de vacina contra a covid-19 em crianças a partir de 5 anos.

A preocupação da União veio após a repercussão do caso da vacinação inadequada contra a covid-19 feita em crianças de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

De acordo com a AGU, existem registros indicando que quase 60 mil crianças ou adolescentes em todo o país receberam doses  da vacina de adulto. Há também, segundo a AGU, indicações que crianças foram vacinadas em dezembro, quando não havia autorização da Anvisa para o uso do imunizantes contra a covid no público infantil e adolescente

Diante desse indicativo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski deu um prazo de 48 horas para que governadores e prefeitos expliquem as supostas irregularidades.

É o que disse o advogado-geral da União, Bruno Bianco, em entrevista exclusiva à Voz do Brasil nessa quinta-feira.

O Brasil começou a vacinar crianças a partir de 5 anos na última semana.

O esquema vacinal infantil é composto por duas doses com intervalo de oito semanas. Em outros países como Estados Unidos, a vacinação do público infantil já ocorre desde novembro.

De acordo com a Anvisa e o Ministério da Saúde, a vacina é segura e eficaz na prevenção da forma grave da covid-19

 

Últimas notícias
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economy

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Economy

Primeiro leilão de energia do ano resulta em 29 contratos

O primeiro leilão do ano para contratação de novos volumes de energia foi realizado, nesta sexta-feira, e resultou em 29 contratos para captar geração de 29 usinas, entre hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa espalhadas por 11 estados do país.

Baixar arquivo
General

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo
General

Inmet alerta para chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira, novo aviso vermelho - que significa "grande perigo" - por causa das chuvas no litoral leste do Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Baixar arquivo
Human Rights

Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

Baixar arquivo