C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Published in 20/01/2022 - 21:55 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ranking do Banco Central mostra que, de outubro a dezembro de 2021, o C6 Bank, banco digital, foi a instituição, entre as 15 maiores, que mais recebeu reclamação dos clientes. Foram 1.444 registros considerados procedentes. Em segundo lugar ficou o BMG, com 618 reclamações procedentes, e, em terceiro, o BTG Pactual/Banco Pan com 1.128 queixas.

Os números são referentes ao quarto trimestre de 2021 e foram divulgados nesta quinta-feira (20).

Cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações, foram ao todo 2.185 denúncias julgadas procedentes.

Também aparecem como problemas, a oferta e prestação de serviço de crédito consignado de forma inadequada, serviços oferecidos pelos bancos na internet e até relatos de abertura de conta com documentação falsa.

Os clientes também se queixam de enfrentar restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado e até dificuldade para encerrar uma conta corrente.

Para fazer o ranking, o Banco Central calcula um índice levando em conta o número de queixas recebidas. O cálculo é feito também considerando o número de clientes de cada banco.

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista com as 15 maiores instituições, o Inter é a quarta mais reclamada, depois vem Bradesco e Santander.

Entre os bancos públicos, a Caixa aparece em nono lugar e o Banco do Brasil em décimo primeiro.

Pela primeira vez, o Banco Central incluiu as instituições de pagamento, no caso os bancos não tradicionais, entre os participantes, além dos bancos e financeiras.

Em nota, o C6 Bank afirmou que 99% das solicitações recebidas pelos canais do banco são resolvidas e que vai continuar investindo em esforços para que o cliente possa solucionar suas demandas diretamente com o banco.

Também em nota, o Banco Pan informou que tem adotado medidas concretas para constante melhoria de seus serviços, na modernização do mercado e uma consequente redução no número de reclamações. 

Por meio de nota, o BMG reafirmou seu compromisso e empenho para solucionar os casos de maneira tempestiva e disse que realiza revisões de processos.

Já o Bradesco, também em nota, afirmou que trabalha no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. De acordo com o texto, reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco.

Também em nota, o Banco do Brasil informou que o número de reclamações registrado para os serviços foi reduzido em 12% em comparação ao último levantamento e destacou que o trabalho da Ouvidoria da instituição segue com melhor índice de qualidade na resposta entre as instituições com mais de 50 milhões de clientes.

Até o fechamento desta reportagem, os outros bancos mencionados não responderam nosso pedido de posicionamento.

Últimas notícias
Economy

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economy

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
General

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo
Economy

Primeiro leilão de energia do ano resulta em 29 contratos

O primeiro leilão do ano para contratação de novos volumes de energia foi realizado, nesta sexta-feira, e resultou em 29 contratos para captar geração de 29 usinas, entre hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa espalhadas por 11 estados do país.

Baixar arquivo
General

Inmet alerta para chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira, novo aviso vermelho - que significa "grande perigo" - por causa das chuvas no litoral leste do Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Baixar arquivo