Corpo de Elza Soares é velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Published on 21/01/2022 - 11:17 By Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O corpo da cantora Elza Soares está sendo velado no saguão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde as 8h desta sexta-feira. Até as 10h, o velório é exclusivo para familiares e amigos e das 10h às 14h, será aberto ao público, que começou a fazer fila na porta do Theatro bem antes das 8h para dar o último adeus à cantora, que usou a força de sua voz contra o racismo e em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Depois do velório, o corpo segue em um carro do Corpo de Bombeiros em um cortejo, passando pela Avenida Atlântica, em Copacabana, até o cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste da cidade, onde será enterrado, às 4 horas da tarde.

Elza Soares, de 91 anos, morreu na tarde dessa quinta-feira, de causas naturais, em sua casa, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Ao todo, Elza gravou 34 discos e, além do samba, cantou ritmos como o hip hop, funk e a música eletrônica. Em 2000, a BBC, em Londres, lhe deu o título de Voz do Milênio.

Seu último show foi em um festival em Belém, no Pará, em dezembro do ano passado.

Nas redes sociais são muitas as manifestações de carinho, de artistas, políticos e anônimos.

A cantora pop Beyoncé também fez homenagem à Elza na página oficial de sua instituição de caridade.

Em depoimento emocionado, Paulinho da Viola lembra que Elza foi uma mulher que lutou desde muito cedo contra várias formas de opressão e cuja contribuição vai além do universo da música brasileira.

O legado de Elza se estende para a área acadêmica. A doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Uerj, Juliana Ribeiro, estuda a sabedoria das mulheres negras nos cotidianos e na produção de conhecimento. Desde a dissertação de mestrado, Elza tem sido inspiração.

Em 2020, Elza foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora. A escola fez uma homenagem, na quadra, decretou luto de três dias e cancelou o ensaio de sábado.

O governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também decretaram luto de três dias

Edition: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
General

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
General

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
General

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo