Chuvas deixam lojas no centro de SP alagadas com 60 cm de água

Published on 21/01/2022 - 14:15 By Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Fortes chuvas voltaram a castigar a região metropolitana de São Paulo no final da tarde dessa quinta-feira (20).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a região metropolitana registrou 195 chamados por causa de quedas de árvores; 81, por causa de enchentes; e 15 chamados para informar desabamentos. 

Uma das cidades mais castigadas da grande São Paulo foi Osasco, o município registrou 60 milímetros de chuvas quando o esperado era 8 milímetros. Várias ruas e avenidas da cidade ficaram alagadas. Getúlio Oliveira Germano, gerente de uma das lojas do Calçadão, conhecido centro comercial da cidade, falou que a água chegou a 60 cm de altura na sua loja.

Na capital não foi diferente. O Centro de Gerenciamento de Emergências entrou em alerta para alagamentos das 15h30 às 18h40. No total, foram registrados 22 pontos alagados nas vias da cidade. Já a linha de trem Safira, da CPTM, teve que andar com velocidade reduzida em função das chuvas.

Um dos bairros que mais choveu foi a Lapa, na zona oeste da cidade, com 61,3 mm. 

E a previsão para essa sexta (21) é de mais pancadas de chuvas durante a tarde e céu nublado e tempo quente à noite. Situação que deve se repetir também para o fim de semana. No sábado (22) e domingo (23), com manhã ensolarada, pancadas de chuva à tarde e à noite com céu encoberto e tempo quente.

Últimas notícias
General

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economy

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Human Rights

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economy

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economy

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
General

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo