SP: Censo aponta mais de 31 mil pessoas em situação de rua na capital

Published on 24/01/2022 - 14:38 By Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O mais recente censo da população de rua na cidade de São Paulo, divulgado nesta segunda feira, revelou que atualmente há mais de 31 mil pessoas nessa situação na cidade. Um aumento de 31% em relação a 2019, quando o censo estimou em mais de 24 mil pessoas a população morando nas ruas, avenidas e praças de São Paulo.

De acordo com estimativas do movimento estadual da população de rua, o número de pessoas vivendo nas ruas de São Paulo seria maior; mais de 66 mil pessoas, segundo estimativas de outubro do ano passado, feitas baseadas nos números de atendimentos oferecidos na sede da entidade.

Ainda de acordo com os dados do censo da prefeitura, o número de pessoas que relataram que moram com familiares na rua subiu de 20% dos entrevistados em 2019, para 28,9% nesse último censo.

Outro dado importante na pesquisa é que houve um aumento de 330% na quantidade de barracas improvisadas nas ruas. Eram cerca de dois mil, em 2019; e o levantamento mais recente descobriu mais de 6,7 mil pontos.

Para a prefeitura, esses dois dados indicam que a crise econômica e social provocada pela covid-19 tem levado cada vez mais famílias inteiras a morarem nas ruas. Grande parte deles, nos bairros centrais da cidade, onde eles alegaram ter maior facilidade de mobilidade, acesso a trabalho e alimentação.

Nesse sentido, a prefeitura de São Paulo também anunciou, nesta segunda-feira, a implementação do programa Reencontro, destinado a moradores de rua e que prevê moradia transitória, locação social e programas de qualificação e intermediação para postos de trabalho.

Edition: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Human Rights

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Human Rights

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Human Rights

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Education

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Education

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo