Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

Published in 24/01/2022 - 20:39 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A onda de calor extremo que atingiu o Sul do país nas duas últimas semanas está chegando ao fim. O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

De acordo com o site Metsul Meteorologia, a chegada da frente fria deve derrubar as temperaturas máximas que estão sendo registradas, próximas dos 40 graus Celsius, para cerca de 27 graus Celsius. Ou seja: não vai fazer frio, mas os dias devem ficar mais frescos e agradáveis do que o calor intenso que vinha fazendo nas últimas semanas. A massa de ar também deve trazer instabilidade e chuvas nos estados do Sul.

Enquanto isso, no Sudeste, o calor permanece intenso durante toda a semana — com previsão de máximas entre 35 e 38 graus Celsius no Rio de Janeiro. As chuvas na região não devem passar dos 50 milímetros ao longo da semana, o que pode ser um alívio para as regiões de Minas Gerais atingidas por fortes temporais desde dezembro.

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, alerta para a tendência de muita chuva na região Centro Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde as precipitações podem chegar perto dos 100 milímetros até o fim da semana.

Últimas notícias
General

Inmet alerta para chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira, novo aviso vermelho - que significa "grande perigo" - por causa das chuvas no litoral leste do Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Baixar arquivo
Human Rights

Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

Baixar arquivo
Justice

Justiça interna mulher que tentou sequestrar uma criança em Brasília

A Justiça do DF determinou a internação compulsória de Maria Zilda Pinto Alves, presa em flagrante por tentativa de sequestro de uma criança que brincava em um parquinho na Asa Sul, bairro de Brasília.

Baixar arquivo
General

Prestes a completar 110 anos o Pão de Açúcar vai ganhar uma tirolesa

Um dos cartões-postais mais visitados do mundo, com a marca de 50 milhões de pessoas desde a inauguração, em novembro de 1912, o ponto turístico carioca vai ganhar uma tirolesa de 755 metros.

Baixar arquivo
Sports

Millôr Fernandes recebe homenagem pelo pioneirismo no frescobol

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta-feira, no Arpoador, zona sul da cidade, uma placa em homenagem ao jornalista e escritor Millôr Fernandes.

Baixar arquivo
Health

Queiroga vai convocar Consu para tratar do reajuste de planos de saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que os aumentos das mensalidades que os brasileiros pagam nos convênios de saúde não estão, necessariamente, “associados com a qualidade do serviço prestado”.

Baixar arquivo