Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

Vacina não oferece risco, mas serve para não confundir os sintomas

Published in 24/01/2022 - 20:48 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No final do ano passado, uma gripe acometeu a dona de casa Marina Ricardo França e a família dela. Logo que ela começou a se recuperar, já no início de janeiro, Marina percebeu que estava na hora de tomar a dose de reforço para Covid-19.

A decisão de Marina de aguardar para tomar a dose de reforço está em conformidade com as recomendações do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, publicado pelo Ministério da Saúde.

O plano orienta que as pessoas não tomem a vacina quando estiverem acometidas por Covid-19 ou por qualquer outra doença respiratória. A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, ou após o resultado positivo no teste PCR.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávia Bravo, explicou que esse período de espera é importante para evitar uma confusão de diagnóstico entre os sintomas da doença e os possíveis efeitos adversos da vacina. A recomendação vale tanto para quem teve confirmação quanto suspeita de ter sido infectado com o novo coronavírus.

O prazo recomendado de quatro semanas após o fim dos sintomas para que a pessoa se vacine contra a Covid-19 vale tanto para a dose de reforço quanto para as primeiras doses do paciente.

Edition: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justice

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Health

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Politics

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
General

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
General

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo