No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Published in 24/01/2022 - 21:39 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022. O projeto Trilha Empreendedora, que atualmente   promove cursos e mentorias para alunos do ensino médio de cerca de 80 escolas publicas, pretende estender o programa em 2022 para mais 76 unidades estaduais.

Além de auxiliar o jovem numa fase decisiva da vida escolar, o programa tem auxiliado também no combate à evasão escolar. A iniciativa, que entra no sexto ano, é da ONG Junior Achievement em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e empresas associadas ao IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás. 

Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade do IBP, destaca que os conteúdos da capacitação são atuais e ministrados por voluntários da indústria de Petróleo e Gás das empresas que apoiam o projeto.

Participante da Trilha, desde o primeiro ano do ensino médio, em 2019, o jovem Gabriel Silva de Lima, de 18, do município Duque de Caxias, desde setembro do ano passado conseguiu uma colocação como jovem aprendiz na área de Comunicação da Junior Achievement. O estudante, que pretende ser programador, contou que o projeto mudou totalmente sua visão profissional depois que conheceu como funciona o mundo do trabalho.

Em 2021, quase 6,5 mil alunos participaram do projeto Trilha Empreendedora. No ano passado o programa contou com a colaboração de 120 professores das escolas e 472 voluntários de 22 empresas parceiras.

Edition: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economy

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Economy

Primeiro leilão de energia do ano resulta em 29 contratos

O primeiro leilão do ano para contratação de novos volumes de energia foi realizado, nesta sexta-feira, e resultou em 29 contratos para captar geração de 29 usinas, entre hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa espalhadas por 11 estados do país.

Baixar arquivo
General

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo
General

Inmet alerta para chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira, novo aviso vermelho - que significa "grande perigo" - por causa das chuvas no litoral leste do Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Baixar arquivo
Human Rights

Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

Baixar arquivo