Fóssil de dinossauro é o mais antigo registro da espécie no Nordeste

Achado pré-histórico foi descoberto em 2019, no sertão de Pernambuco

Published in 11/05/2022 - 10:45 By Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária FM do Recife - Pernambuco

O fóssil de dinossauro encontrado em 2019 na Bacia do Jatobá, no município de Ibimirim, sertão de Pernambuco, é o mais antigo registro de um animal da espécie em todo o Nordeste.

O achado pré-histórico na verdade é a vértebra fossilizada de um dinossauro bípede que circulava por esse território entre 145 e 208 milhões de anos atrás, período em que a massa territorial do planeta formava um único bloco, a Pangeia.

Em pouco mais de dois anos de pesquisa, os paleontólogos Leonardo Oliveira e Edison Oliveira, junto com o geólogo Gelson Fambrini, estiveram envolvidos tanto na identificação do réptil, quanto na definição do período que viveu, e chegaram à conclusão de que se trata de um dilofossauro, aquele dinossauro que nos cinemas tinha algo parecido com asas nas laterais da cabeça e que abria essas asas sempre que se sentia ameaçado.

Animais semelhantes foram descobertos na Tanzânia e na América do Norte, o que reforça a possibilidade de se tratar de um bípede primitivo do período Jurássico mais antigo.

Gelson Fambrini, geólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, fala da espécie.

O professor Edison Oliveira lembrou que na região já haviam sido encontrados fósseis jurássicos de peixes, de tubarões de água doce e de crocodilos. Faltava o dinossauro.

Até o final de maio, o professor Edison e o paleontólogo Leonardo Oliveira pretendem voltar a Ibimirim para tentar coletar novos fósseis desse mesmo animal.   

Últimas notícias
General

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
General

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economy

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
International

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
General

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economy

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo