Astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea

Published on 12/05/2022 - 16:00 By Adrielen Alves - Repórter da TV Brasil - Brasília

Sagitário A*. Este é o buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia, Via Láctea, e pela, primeira vez, traduzido em uma imagem.

É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT).

Para isso, utilizaram oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, do que simularia um supertelescópio do tamanho da Terra, e da justaposição e da média dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.

De acordo com comunicado do ESO - Observatório Europeu do Sul, embora não seja possível avistar o buraco negro em si, ‘’o gás brilhante que o rodeia revela uma assinatura inconfundível:

Para o feito divulgado neste 12 de maio, foram cerca de cinco anos desde a captação das imagens feitas em 2017, mais de 300 profissionais de 80 instituições de diversos países, tecnologia avançada com supercomputadores que analisaram e combinaram dados, além de uma rede mundial de radiotelescópios e colaboração de observatórios no Chile, como o Alma, e na Europa.

O anúncio sobre o buraco negro no ‘’coração’’ da Via Láctea, a cerca de 27 mil anos-luz da Terra, foi realizado na Alemanha, mas mobilizou cientistas e imprensa do mundo todo, assim como em 2019, quando foi anunciada a primeira imagem de um dos objetos mais enigmáticos do Universo, o M87*.    

A astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, membro da ABC – Academia Brasileira de Ciências - destaca o empenho das equipes e da tecnologia utilizada e diz que este anúncio abre portas para avanços nas pesquisas.

A cientista reconhecida internacionalmente e que se diz caçadora de buracos negros descreve a emoção de conseguir visualizar o Sagitário A*.

Segundo o ESO, os trabalhos da colaboração de pesquisadores continuam em 2022, com expectativa para imagens ainda mais detalhadas e quem sabe até filmes, em um futuro próximo.  

 

Edition: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo