Rio adia instalação de câmeras em uniformes de policiais militares

Empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega

Published in 13/05/2022 - 16:06 By Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A implantação de microcâmeras nos uniformes dos agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que estava prevista para a próxima segunda-feira (16), vai atrasar. O governo do estado informou nesta sexta-feira (13) que a empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega por problemas operacionais. E que a empresa pediu mais 20 dias.

Segundo nota do governo do estado, a companhia deve ser multada pela demora. A expectativa era de que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as oito mil câmeras até o fim do primeiro semestre deste ano.

A instalação das câmeras faz parte do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil, e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

O projeto deve começar com 2.190 policiais militares de três batalhões da zona sul, seis da zona norte e um do centro.

O cronograma inicial previa ampliar o uso das câmeras, até o fim de maio, para os batalhões de Três Rios, no Vale do Paraíba e Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; e até o fim de junho, para os demais batalhões. O novo cronograma não foi divulgado pelo governo do estado.

A lei para que o uniforme policial no Rio de Janeiro tenha câmera foi sancionada pelo governador Cláudio Castro em junho do ano passado, mas já existe uma lei, promulgada há 12 anos, que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia.

No réveillon de 2021, o equipamento foi testado por policiais que atuavam em Copacabana, na zona sul da cidade. Ao todo, 160 equipamentos fizeram o registro de atividades e abordagens.

Agentes da Operação Lei Seca também fizeram blitz durante o feriado de Ano Novo com 40 câmeras operacionais portáteis instaladas nas fardas.

* Com supervisão de Nádia Faggiani.

Edition: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
General

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
General

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economy

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
International

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
General

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economy

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo