Idosa de 84 anos é resgatada no Rio em condições análogas à escravidão

Published on 13/05/2022 - 22:15 By Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma idosa de 84 anos foi encontrada em condições análogas à escravidão em uma casa na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, esse é o caso com o maior período de exploração já registrado no país. Ela trabalhou como doméstica por 72 anos para a mesma família, desde os 12 de idade.

Na época, a vítima foi levada por familiares dos patrões dos pais dela, com a promessa de estudar na capital, o que não aconteceu.

Atualmente, mesmo com idade avançada, ela continuava exercendo atividades laborais, principalmente como cuidadora da patroa, que também tem 84 anos.

 O resgate foi feito por auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro e teve início no dia 15 de março. Ela foi encontrada dormindo em um sofá, em espaço improvisado como dormitório em local de acesso ao quarto da empregadora.

O trabalho foi considerado análogo à escravidão porque, entre outros fatores, havia vínculo de emprego sem pagamento de salários e sem férias durante mais de setenta anos. A trabalhadora doméstica também não podia manter contato com os familiares e o cartão e senha da aposentadoria dela estavam com o patrão.

De acordo com o Ministério do Trabalho, os auditores-fiscais notificaram o empregador do afastamento da empregada do ambiente de trabalho e da necessidade da assinatura da Carteira de Trabalho e do pagamento das verbas rescisórias.  Segundo cálculos do Ministério, esses valores chegam a aproximadamente R$ 110 mil.
 
Somente este ano, cinco mulheres foram resgatados de trabalho escravo doméstico nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul.  Em 2021, foram resgatados 30 trabalhadores nessa mesma situação, o maior número desde 2017.

*Com informações da Agência Brasil

Edition: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
General

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
General

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justice

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo