Lei de Acesso à Informação completa dez anos

Mais de um milhão de pedidos de informações já foram feitos

Published on 16/05/2022 - 15:28 By Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Lei de Acesso à Informação completa nesta segunda-feira (16) dez anos, desde que entrou em vigor. Foi criada para que qualquer pessoa, física ou jurídica, exerça o direito constitucional de obter informações públicas. Não é preciso, por exemplo, explicar por que você quer aquela informação, basta solicitar no portal Fala.BR, pela internet. É um direito de todo cidadão.

Desde que existe, mais de um milhão de pedidos de informações foram feitos, na plataforma. E as informações a serem obtidas podem ser de qualquer um dos três poderes: judiciário, legislativo e executivo, incluindo de estados, Distrito Federal e municípios. Mais de 300 órgãos estão cadastrados na ferramenta, incluindo as entidades privadas sem fins lucrativos. Todos têm o dever de dar informações sobre valores que recebem e o destino dessas verbas.

No âmbito federal, por exemplo, o órgão responsável pela LAI é a CGU, Controladoria Geral da União. Por isso, se algum ministério, por exemplo, dificultar o acesso às informações, exigir motivos para a busca, impedir a apresentação de pedidos ou não responder aos pedidos de acesso, isso deve ser reportado diretamente para a CGU, por meio de recursos ou de uma reclamação.

De acordo com a CGU, entre os órgãos que compõem o poder executivo, o que teve mais pedidos pela Lei de Acesso à Informação foi o Ministério da Economia, seguido do INSS, Ministério da Cidadania e Ministério da Saúde. Este, inclusive é o órgão que menos deu retorno aos pedidos de transparência, até o fim do último ano: foram 64 demandas não respondidas. Depois veio a Universidade Federal do Piauí e o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Para pedir informações sobre recebimento e destino de verbas públicas, basta acessar o portal Fala.BR. Em caso de primeiro uso, é preciso fazer um cadastro, com login e senha.

Edition: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economy

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economy

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo