Prefeitura do Rio expande programa de prevenção a furto e roubo

Published in 16/05/2022 - 17:30 By Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Conjunto de Estratégias de Prevenção, criado pela prefeitura do Rio e que atua no bairro do Méier, na zona norte, chegou aos bairros de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul carioca. O programa quer reduzir os índices dos chamados crimes de oportunidade, como roubo e furto a pedestres, por exemplo.

Algumas ruas específicas vão receber a ação, como a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Joaquim Nabuco, além de vias do entorno, como a Conselheiro Lafaiete e a Bulhões de Carvalho.

Para o projeto foram implementadas ações como patrulhamento e requalificação urbana. A Guarda Municipal, por exemplo, elaborou um plano de ação de 24 horas para a região. Ao todo, 61 agentes foram capacitados.

Além disso, intervenções são realizadas na área para reduzir vulnerabilidades, como a poda de árvores, a manutenção da iluminação e da sinalização de trânsito.

Os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro comprovam a percepção de insegurança dos moradores. Em Copacabana, o número de furto a pedestres, no primeiro trimestre deste ano foi de 365 e no mesmo período do ano passado foi de 205 casos.

Em Ipanema, o número de furto de aparelho celular este ano foi de 526 e no primeiro trimestre de 2021 foi de 194 casos. Ainda no mesmo bairro, o número de furto de bicicleta no primeiro trimestre deste ano foi de 87 e no ano passado foi de 78 casos.

*Com supervisão de Paula de Castro

Edition: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
General

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
General

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economy

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
International

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
General

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economy

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo