RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Published in 16/05/2022 - 22:04 By Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prisão em flagrante dos quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil Renato Couto, na última sexta-feira, foi convertida em preventiva. A medida foi comunicada em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira, pelo juiz Rafael Rezende. Na decisão, o magistrado destaca que os presos confessaram o crime. E que há indícios da participação efetiva dos quatro no assassinato.  

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

De acordo com o inquérito, Renato vinha sendo furtado em uma obra na Tijuca, e, por conta própria, começou a investigar. Ao tentar negociar o ressarcimento das peças com Lourival, ele foi cercado e agredido pelo grupo. Renato se identificou como policial civil e pediu para ser levado ao hospital, mas não foi atendido. O agente, então, foi sequestrado com a ajuda de colegas do filho do proprietário, que é militar. Uma viatura da Marinha foi usada para cometer o crime e posteriormente levada até um lava-jato para que vestígios de sangue fossem eliminados.

O corpo do papiloscopista, lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco, foi encontrado nesta segunda-feira no Rio Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil confirmou sua identidade e informou que a causa da morte foi asfixia mecânica por afogamento. O diretor do Departamento-Geral de Polícia da Capital, delegado Antenor Lopes, explicou que depois ele foi imobilizado, alvejado e depois o corpo foi jogado no Rio Guandú.

 O crime foi descoberto após colegas da delegacia notarem a ausência de Renato durante um plantão que ele deveria fazer no sábado. Como o perito não foi trabalhar, policiais da delegacia da Praça da Bandeira rastrearam seu celular e chegaram até os militares da Marinha, que foram presos em flagrante.

Edition: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
General

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economy

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
International

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
General

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economy

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo