RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Published on 16/05/2022 - 22:04 By Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prisão em flagrante dos quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil Renato Couto, na última sexta-feira, foi convertida em preventiva. A medida foi comunicada em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira, pelo juiz Rafael Rezende. Na decisão, o magistrado destaca que os presos confessaram o crime. E que há indícios da participação efetiva dos quatro no assassinato.  

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

De acordo com o inquérito, Renato vinha sendo furtado em uma obra na Tijuca, e, por conta própria, começou a investigar. Ao tentar negociar o ressarcimento das peças com Lourival, ele foi cercado e agredido pelo grupo. Renato se identificou como policial civil e pediu para ser levado ao hospital, mas não foi atendido. O agente, então, foi sequestrado com a ajuda de colegas do filho do proprietário, que é militar. Uma viatura da Marinha foi usada para cometer o crime e posteriormente levada até um lava-jato para que vestígios de sangue fossem eliminados.

O corpo do papiloscopista, lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco, foi encontrado nesta segunda-feira no Rio Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil confirmou sua identidade e informou que a causa da morte foi asfixia mecânica por afogamento. O diretor do Departamento-Geral de Polícia da Capital, delegado Antenor Lopes, explicou que depois ele foi imobilizado, alvejado e depois o corpo foi jogado no Rio Guandú.

 O crime foi descoberto após colegas da delegacia notarem a ausência de Renato durante um plantão que ele deveria fazer no sábado. Como o perito não foi trabalhar, policiais da delegacia da Praça da Bandeira rastrearam seu celular e chegaram até os militares da Marinha, que foram presos em flagrante.

Edition: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
International

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Human Rights

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Human Rights

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo