TCU retoma julgamento sobre privatização da Eletrobras

Published on 18/05/2022 - 15:31 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A autorização final para privatização da Eletrobras pode ser dada nesta quarta-feira (18) pelo Tribunal de Contas da União. O TCU retoma o julgamento suspenso no final de abril após pedido de vista do ministro revisor do caso, Vital do Rêgo. O ministro criticou o valor definido para venda da empresa e questionou o impacto na conta de luz dos consumidores.

O governo estimou em R$ 67 bilhões o valor das ações. Segundo o ministro do TCU, o valor deveria ser de R$ 130 bilhões, quase o dobro do estipulado pelo governo.

Segundo Vital do Rêgo, não foi incluída nos cálculos a potência total que as hidrelétricas podem produzir de energia. Já o Ministério de Minas e Energia justificou que o mercado trabalha com a geração média das usinas e não a potência total que elas podem alcançar.

O ministro revisor ainda argumentou que não há estudos para prever quanto ficará a conta de luz para o consumidor final após a privatização.

A desestatização da maior companhia energética da América Latina tem sido uma prioridade do governo. Nesta semana, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, se reuniu com sete dos oito ministros do TCU que vão votar no julgamento. Para o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, se autorizada pelo TCU, a privatização pode ser concluída em agosto.

Nesta quarta-feira (18), a estatal anunciou lucros de mais de 2 bilhões e 700 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, valor 69% superior ao mesmo período de 2021.

Um ato contra a privatização está marcado para ocorrer na frente do TCU no momento do julgamento, convocado pelo Comitê de Defesa das Empresas Estatais.

Edition: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
International

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Human Rights

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo