Geadas podem causar prejuízos às plantações

Published on 18/05/2022 - 19:21 By Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Com a chegada da onda de frio nesta semana ao país, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os prejuízos que as geadas podem causar às plantações.

O professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Universidade de São Paulo Fabio Marin aponta quais são as culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.

“As culturas mais sensíveis são aquelas mais adaptadas ao ambiente tropical, exemplos é a banana, que é cima cultura bastante sensível, o mamão, o café. Porque são culturas que evoluíram ao longo de seu ciclo evolutivo em ambientes um pouco mais quentes. Então não desenvolveram estruturas para aprenderem a lidar com o frio.”

A qualidade e o preço de algumas culturas podem ser impactados pela frente fria, como explica Allan Silveira, superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

“Para produtos por exemplo como hortaliças, o efeito é bem imediato, como perda de qualidade, perda de produtividade, acaba ocasionando uma pressão de preço, mas para esses produtos que ciclo costuma ser mais reduzido, esses impactos sobre os preços costumam ser mais transitórios.”

De acordo com o Inmet, o alerta de possíveis geadas segue nas regiões sul e sudeste até sábado.

*Com supervisão de Bianca Felipe Paiva

Edition: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Justice

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Health

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economy

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justice

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Health

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Health

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo